Diretrizes gerais para o funcionamento da Comissão Científica do XVIII Congresso da ANPPOM

A proposta conceitual do XVIII Congresso da ANPPOM, a se realizar em Salvador entre 1 e 5 de setembro 2008, visa evitar discussões acerca de quais subáreas devam ou não estar representadas, propondo uma visão diferente da área de pesquisa em música.
Ela divide a produção científica em apenas 3 focos: Geração/Criação; Circulação/Transmissão; e Recepção/Consumo, enquanto tópicos alvo de pesquisa, ainda todas elas respondendo ao tópico geral do congresso que será "Fronteiras da Pesquisa em Música X Pesquisa em Música de Fronteiras"

A Comissão Científica do XVIII Congresso da ANPPOM está integrada por um Coordenador Geral e um corpo de sete (7) pesquisadores de renome e trajetória nacional na área de Música para participarem tanto do processo de avaliação como pareceristas quanto como "advocates" para resolverem eventuais divergências de opinião entre pareceristas. Cada "advocate" estará avaliando e, eventualmente dirimindo conflitos entre pareceres em confronto na sua especialidade, mas se abrindo para as implicações que as três subáreas propostas podem envolver.

Além dessa Comissão Científica, um grande número de colegas de reconhecida trajetória foram convidados para participar como Pareceristas no processo de avaliação dos trabalhos submetidos a cada uma das três modalidades definidas: comunicações, pôsteres e grupos de trabalho.

Os membros da Comissão Científica participam junto aos Pareceristas no processo de decisão relativo à indicação dos trabalhos qualificados para ser apresentados durante o Congresso. 

De maneira semelhante, participam, junto ao Coordenador Geral, do processo final de aceitação dos trabalhos avaliados como qualificados, levando em consideração os pareceres emitidos assim como os limites relativos ao número de trabalhos que poderão ser aceitos em cada modalidade, definidos pela Comissão Executiva do Congresso.

Os integrantes da Comissão Científica, a pedido da sua Coordenação Geral, poderão ainda "advogar" por aqueles trabalhos que precisarem de uma re-avaliação para dirimir eventuais divergências entre os Pareceristas.

Todo o processo de avaliação de trabalhos é realizado e administrado on-line com a ajuda do programa OpenConf (versão para Linux) desenvolvido pelo Zakon Group LLC, e traduzido ao português brasileiro pelo Coordenador Geral da Comissão Científica (quem pede desculpas pelos eventuais erros ou omissões na/de tradução).

Todo o processo de avaliação on-line se desenvolve pelo sistema de avaliação "cega" por pares (blind-peer review) o que garante o anonimato dos autores e dos pareceristas durante o processo de avaliação.

O recebimento dos trabalhos submetidos através de formulário eletrônico on-line seguirá o calendário previsto e os resultados finais deverão ser divulgados no dia 1 de julho de 2008. 

Os membros da Comissão Científica têm acesso aos pareceres completos (sobretudo daqueles trabalhos que lhe forem designados para "advogar" pela Coordenação Geral da Comissão Científica) sem, no entanto, conhecer o nome dos respectivos Pareceristas que realizaram a avaliação, nem do(s) Autor(es) que submeteram o trabalho.

Os eventuais conflitos de interesses entre trabalhos e Pareceristas (oportunamente definidos e programados para serem detectados pelo SACC-ANPPOM) serão resolvidos pela Comissão Científica através da re-designação do trabalho em questão.  

NOTA IMPORTANTE: Enquanto membros da Comissão Científica, todos os integrantes estão em contato direto com muitos trabalhos inéditos de outros autores. A obrigação ética profissional impede aos seus Coordenadores e Pareceristas revelar a ninguém (fora os integrantes da própria Comissão Científica) os conteúdos dos trabalhos ou dos pareceres que forem escritos e/ou lidos acerca desses trabalhos.


© 2008 XVIII Congresso da ANPPOM - Webdesign Pablo Sotuyo Blanco